A SAUDIGITUS, juntou-se à Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) durante o seminário de formação para gestores de dados de vigilância epidemiológica “Saúde Única”, realizado de 16 a 20 de outubro na cidade de Acra, em Gana. O evento teve como foco o uso da plataforma regional para análise de dados e produção de informação de saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Fizeram-se representar no seminário gestores de dados de vigilância epidemiológica de 15 países da região que encontraram no evento a oportunidade para aprender a visualizar dados com recurso a tabelas dinâmicas, gráficos, painéis bem como a exportar e analisar dados usando MS Excel. O seminário foi organizado pela OOAS, orientado aos países da CEDEAO no contexto da denominada OneHealth (saúde Única), uma abordagem integrada e unificadora para equilibrar e optimizar a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.
A participação da SAUDIGITUS mostrou-se relevante para a facilitação das secções lusófonas durante o seminário. Enquanto uma organização engajada e comprometida com o desenvolvimento de capacidades humanas como um dos pressupostos de sustentabilidade na implementação de sistemas de informação, ter participado deste evento constituiu uma oportunidade para contribuir na disseminação de conhecimento e no apoio aos gestores de dados, agregando valor ao processo de implementação eficaz da “Saúde Única” na região.