Workshop internacional sobre Sistema de Informação de saúde ocupacional

Compartilhe:

Decorreu em Maputo, entre os dias 22 à 24 de Fevereiro de 2023, o workshop internacional sobre Sistema de Informação de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHIS) para apoiar a monitoria e vigilância de saúde no sector mineiro. O evento serviu para gerar consensos em torno da melhor arquitectura funcional de um Sistema em desenvolvimento que será baseado no DHIS2. Estiveram presentes no workshop representantes dos Ministérios dos Recursos Minerais e da Saúde, representantes da AUDA-NEPAD, HISP Centre, Saudigitus, estudantes universitários e analistas de sistemas de informação de Moçambique e Zâmbia.

O workshop enquadra-se no contexto do apoio que a AUDA-NEPAD tem estado a prestar no fortalecimento da regulamentação de saúde ocupacional para o sector de minas. Este apoio permitiu que os Estados membros da SADC, com o financiamento do Fundo Global e do Banco Mundial, investissem significativamente na criação e reforço de onze (11) Centros de Serviços de Saúde Ocupacional (OHSC – Occupational health Service Centres) ao nível da  região, em países como eSwatini, Lesoto, Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, Botswana, Zimbabwe e Moçambique.

Os OHSCs foram concebidos para fornecer serviços de rastreio e diagnóstico da tuberculose, testes de HIV, rastreio e diagnóstico da silicose; e conectar os antigos trabalhadores das minas aos fundos de compensação. Neste processo, constatou-se a necessidade de se estabelecer um Sistema de Informação de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHIS – Occupational Safety and Health Information System) integrado para acompanhar o desempenho da segurança e saúde da indústria mineira pois, havia uma lacuna para melhorar o registo e acompanhamento da segurança e saúde dos trabalhadores ao longo da sua vida laboral e para além dela.

Decorrente da necessidade de colmatar a lacuna concernente ao acompanhamento da segurança e saúde dos trabalhadores mineiros, a AUDA-NEPAD está a apoiar os países no desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação (TI) para monitoria do cumprimento e vigilância da saúde dos trabalhadores do sector mineiro como parte dos esforços para fortalecer a regulamentação da saúde desta classe de trabalhadores. Os países do Projecto de Apoio aos Sistemas de Saúde e Tuberculose da África Austral (SATBHSS) expressaram interesse em implementar o OSHIS a nível nacional, e a AUDA-NEPAD convidou o HISP, e a Universidade da Zâmbia (UNZA) para ajudar os países nesse sentido. O objectivo é melhorar o Sistema de Informação de Saúde Ocupacional e ser capaz de fomentar a sustentabilidade.

Notícias relacionadas

Em Guiné-Bissau, a abordagem Real Time Monitoring (RTM) foi introduzida para ajudar o Sistema de Saúde do país a responder Read more
A SAUDIGITUS, juntou-se à Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) durante o seminário de formação para gestores de dados de Read more
No período de 02 à 06 de Maio de 2023, a cidade de Luanda, em Angola, foi palco de um Read more