O teste foi realizado no distrito de Mocuba, província da Zambézia, entre os dias 17 a 23 de Junho e consistiu no registo de dados sobre o estado vacinal de crianças dos 0 aos 18 meses de vida. Para isso, a equipa de campo acedeu aos cartões de vacinação de cada uma das crianças visitadas de onde extraiu a informação para alimentar o instrumento ora em teste.
O instrumento testado é uma ferramenta desenvolvida para mapear crianças que não receberam nenhuma dose de vacina ou que estão sub-imunizadas. O desenvolvimento desse instrumento tem como objectivo atender à necessidade de produzir informações que auxiliem as actividades do Programa Ampliado de Vacinação (PAV) na planificação da vacinação.
Ao registar os dados sobre o estado vacinal das crianças e sua localização geográfica, a ferramenta permitirá identificar áreas onde há crianças com baixa cobertura vacinal, ou seja, que não receberam todas as doses recomendadas de vacinas. Essa informação será útil para o planeamento de estratégias de vacinação mais eficientes, direcionando os recursos e esforços para as áreas onde há maior necessidade de intervenção.
Com essa ferramenta, o PAV poderá ter uma visão mais clara e abrangente da situação vacinal das crianças, facilitando a identificação de lacunas na imunização e a implementação de acções para melhorar a cobertura vacinal. Isso contribuirá para proteger a saúde das crianças e prevenir a propagação de doenças evitáveis por meio da vacinação.