Saudigitus e NEPAD organizam Workshop Internacional do OSHIS em Lesotho

Compartilhe:

Como resultado dos avanços registados no workshop internacional sobre Sistema de Informação de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHIS), realizado no mês de Fevereiro em Maputo, um segundo workshop foi realizado no Lesotho no mês de Março. Este tinha como objectivo continuar o debate e a busca de soluções sobre a melh or abordagem de um Sistema de Informação informatizado sobre Segurança e Saúde Ocupacional (eOSHIS) para apoiar a monitoria e vigilância de saúde no sector mineiro.

Estiveram presentes no workshop representantes dos Ministérios dos Recursos Minerais, da Saúde, representantes da AUDA-NEPAD, HISP Centre, Saudigitus, estudantes universitários e analistas de sistemas de informação de Moçambique, Zâmbia e do Lesotho. Esta composição mista dos participantes do evento permitiu gerar um debate inclusivo em torno do desenvolvimento do eOSHIS.

Para além de trazer respostas sobre questionamentos levantados no último encontro, em Maputo, o grupo de trabalho aproveitou a oportunidade para elucidar sobre os avanços, principalmente no que concerne à decisão de desenvolvimento dos primeiros módulos que irão compor o eOSHIS e a respectiva documentação.  

O processo de desenvolvimento do eOSHIS está a ser liderado pela NEPAD e conta com o apoio da Saudigitus na customização da plataforma com base no DHIS2. O sucesso dos avanços registados até agora tem sido garantidos pela coordenação e envolvimento dos diferentes actores chave deste processo.

Notícias relacionadas

Foi estabelecida, em Fevereiro de 2023, a interoperabilidade entre o Sistema Comunitário do HIV (SIS-C HIV) e o SIS-C nacional Read more
Em Setembro de 2022 iniciou a avaliação de maturidade de implementação do DHIS2 em Guiné Bissau e Cabo Verde. Esta Read more
No período de 02 à 06 de Maio de 2023, a cidade de Luanda, em Angola, foi palco de um Read more