Entre os dias 17 e 18 de Outubro, a cidade de Livingstone, na Zâmbia, foi palco de um evento significativo que constituiu um marco no domínio do desenvolvimento da saúde e da colaboração regional. Trata-se de uma reunião do Comité Consultivo Regional da Comunidade de Saúde da África Oriental, Central e Austral (ECSAHC) que foi realizado no âmbito do seu monumental Projecto de Apoio à Tuberculose e aos Sistemas de Saúde na África Austral (SATBHSS), cujo um dos objectivos é reforçar a capacidade regional para mitigar os impactos nefastos da tuberculose e da saúde ocupacional.
Este importante evento teve, dentre vários objectivos, aprofundar abordagens e tecnologias inovadoras para o controlo e eliminação da Tuberculose. Um dos grandes avanços rumo ao alcance deste objectivo é representado pelo eOSHIS, uma plataforma digital que está a ser desenvolvido pela SAUDIGITUS para melhorar o processo de tomada de decisão e desenho de políticas através de um eficiente processo de colecta e reporte de dados sobre a saúde ocupacional, incluindo dados sobre tuberculose e outras doenças enfrentadas pelos profissionais da indústria extrativa.
O evento reuniu um painel distinto, incluindo o SATBHSS do Banco Mundial, o líder da equipa AUDA-NEPAD, o Director Geral da ECSAHC e os Ministros da Saúde do Lesoto, Malawi, Moçambique e Zâmbia que se fizeram acompanhar dos representantes dos Programas Nacionais de TB. Dentre os participantes, também estiveram presentes, funcionários dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e de Minhas de diversos países da região, representantes da OMS-África, do Fundo Global, do Secretariado da SADC e outras organizações de interesse.
Para a SAUDIGITUS, ter participado deste evento representou um marco no seu vasto percurso de apoio na construção de sistemas de informação para saúde e em diferentes áreas estratégicas de desenvolvimento social.