Saudigitus efectua trabalho de campo para digitalização das actividades dos grupos de Poupança e Crédito Rotativo

Compartilhe:

No âmbito dos esforços desencadeados pelo Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia (FARE) para a inclusão financeira dos grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR), a Saudigitus efectuou uma visita de campo aos distritos de Mapai e Chicuala, entre os dias 27 a 29 do mês de Junho. A visita teve como objectivo a avaliação das actividades de poupança dos grupos destes distritos para, com base nas experiências locais, customizar uma solução tecnológica baseada no DHIS2 para digitalizar as actividades dos grupos de poupança.

O FARE pretende ligar, até ao final deste ano, pelo menos 3300 grupos de PCR ao sistema financeiro e criar uniões distritais, provinciais e nacionais e capacitá-las, uma vez que a maior parte destes grupos ainda opera na informalidade (Jornal Domingo – 04. 06. 2023). Para além do carácter informal que caracteriza a maior parte  destes grupos, o seu sistema de registos é baseado em mecanismos rudimentares e com pouca credibilidade para o sistema financeiro. 

Formalizar os grupos de PCR passa pela adesão de mecanismos formais, incluindo, para além da abertura de conta bancária em bancos comerciais, a adopção de sistema de registo eficaz e que sirva de base de fonte de informação contabilística e financeira junto das instituições, doadores, membros e outros. 

Com a implementação dessa solução tecnológica, o FARE e a Saudigitus esperam impulsionar a inclusão financeira dos grupos de PCR, permitindo que eles operem de forma mais eficiente, transparente e em conformidade com as práticas financeiras formais.

Notícias relacionadas

A capacitação foi realizada nas províncias de Nampula e Cabo Delgado com uma duração de três dias em cada província. Read more
No período de 02 à 06 de Maio de 2023, a cidade de Luanda, em Angola, foi palco de um Read more
Em Guiné-Bissau, a abordagem Real Time Monitoring (RTM) foi introduzida para ajudar o Sistema de Saúde do país a responder Read more