Estudo de clusters de Tuberculose resistente a medicamentos em Moçambique com o DHIS2 Tracker

Compartilhe:
A tuberculose resistente à medicamentos (TB-DR) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma crise de saúde pública e uma ameaça à segurança sanitária, tanto em África como em outras regiões, tendo sido identificada como uma área de investigação prioritária. O Programa Nacional de Tuberculose (PNT) de Moçambique usa o District Health Information System (DHIS2) para monitorar a prevalência da TB em todo o país, principalmente através da recolha rotineira de dados agregados, que agora está a ser complementada pela implementação em curso do rastreio para dados baseados em casos. Em 2020, o PNT de Moçambique fez parceria com o Fundo Global de Combate ao SIDA, Tuberculose e Malária para lançar um estudo de seis meses sobre TB-DR com o objetivo de registrar e monitorar aproximadamente 2000 pacientes resistentes a medicamentos em 50 grupos em todo o país. Com o suporte da OMS e do Health Information Systems Program (HISP) da Universidade de Oslo (UiO), juntamente com o apoio de implementação da Saudigitus ( Moçambique), um sistema DHIS2 Tracker foi personalizado e implementado para ajudar a testar, rastrear e analisar esses casos de TB. Este projecto serve como uma fonte útil de dados de pesquisa e como um piloto bem-sucedido de um pacote de metadados TB RM padronizado para DHIS2 que segue as diretrizes da OMS e pode ser baixado e usado por qualquer país do mundo.

Uso do DHIS2 tracker e o aplicativo de listagem de linha personalizado para dar suporte às necessidades de acompanhamento e análise do laboratório

O programa nacional de TB de Moçambique começou a discutir o inquérito TB RM em novembro de 2019. O objectivo era realizar um estudo para avaliar a prevalência da resistência aos medicamentos dos casos de TB, com resistência a medicamentos específicos rastreados no cluster e a nível nacional. Aproximadamente 2000 pacientes com TB resistente a medicamentos foram identificados e inseridos como entidades rastreadas no TB DRS Tracker criado para esta pesquisa, que inclui cerca de 325 variáveis ​​(elementos de dados) para cada paciente. Quatro amostras de teste são colectadas de cada um dos pacientes e são atribuídos um código de identificação no Tracker. Essas amostras são divididas e enviadas para locais de laboratório separados para processamento (localmente em nível de cluster, em nível nacional e em um laboratório em Milão para validação adicional) para que os resultados possam ser comparados para maior precisão. O fato de cada amostra estar vinculada a um paciente específico no Tracker permite que a equipe nacional acompanhe de forma direcionada os casos em que há problemas com uma amostra ou dados ausentes de um paciente.

A Saudigitus organizou e ministrou um treinamento para a equipa de TB em nível nacional sobre como inserir dados de formulários de colecta de papel no sistema Tracker e também trabalhou com eles para configurar as ferramentas analíticas do sistema para atender aos requisitos de monitoramento e relatórios. Isso inclui a construção de painéis dentro do DHIS2 que mostram os indicadores mais relevantes para a equipa de Moçambique, como o número de pacientes inscritos, amostras colectadas e data de processamento, tempo decorrido desde a colecta da amostra até o laboratório e percentagem de amostras rejeitadas.

A Saudigitus desenvolveu ainda uma aplicação web à medida que permite ao PNT gerar uma listagem de linhas em formato Excel com a opção de selecionar entre todas as variáveis ​​incluídas nas etapas do programa e apresentar apenas as variáveis ​​e atributos pretendidos (dentro da aplicação genérica Tracker, variáveis ​​podem ser selecionadas e exibidas em listagens de linha por etapa do programa), para que possam ver todos os seus indicadores em um só lugar. A implementação bem-sucedida deste aplicativo permite que a equipa nacional de TB interrompa a entrada duplicada de dados no Excel e no Tracker, economizando tempo e agilizando seus processos.

Aproveitando a experiência e a capacidade local da pesquisa TB DRS para apoiar a implantação do Rastreador em programas de saúde

Antes do início da pesquisa TB DRS, o programa de TB de Moçambique já usava o DHIS2 para monitorar pacientes simples e resistentes a medicamentos usando o DHIS2 para programas agregados e rastreadores lado a lado. O Fundo Global forneceu apoio para a implementação do DHIS2 em todos os locais de TB do país, incluindo o fornecimento de suporte de infraestrutura, como dispositivos móveis para colecta de dados (tablets) e internet. 

No entanto, o lançamento nacional do DHIS2 TB Tracker enfrentou alguns desafios de implementação e algumas Unidades Sanitárias ainda não haviam começado a usá-lo quando a pesquisa TB DRS começou. O uso bem-sucedido de um programa Tracker independente para esta pesquisa ajudou a criar adesão adicional para o Tracker entre as partes interessadas no programa nacional de TB em Moçambique, pois demonstrou como o Tracker permite uma vigilância completa da TB.

Assim que a implementação do TB Tracker padrão estiver concluída, Moçambique planea vincular o TB DRS Tracker ao seu sistema geral para facilitar a monitoria, a análise e o acompanhamento dos programas. A Saudigitus já lançou as bases para essa integração, como por exemplo, configurando o TB DRS Tracker para incluir identificações exclusivas para clusters e pacientes que são compartilhados entre os dois bancos de dados.  Além do TB, várias outras implementações do Tracker estão em andamento em Moçambique. O programa EPI implementou o pacote de vacina DHIS2 COVID-19 e implementou o DHIS2 eRegistry para vacinação incluindo HPV, BCG, etc.) usando o Tracker. A unidade Nacional de Vigilância de Doenças trabalhou para expandir a implementação do DHIS2 COVID-19 e incluir programas de eVDER (Vigilância Integrada de Doenças Resposta) para doenças adicionais, como Tétano Neonatal, Febre Amarela e Sarampo. Enquanto isso, o Ministério da Saúde já usa o Tracker em seu sistema nacional de informações sobre malária para pesquisas e supervisão, e agora está a expandir para rastrear casos individuais de malária a nível comunitário.

Os aprendizados de Moçambique contribuem para o desenvolvimento de um pacote global de TB DRS - e o bem global

A configuração do TB DRS Tracker usado em Moçambique foi desenvolvida em colaboração com o HISP Centre da UiO com base nos padrões globais da OMS. O piloto desta configuração em Moçambique forneceu informações valiosas e feedback que foram usados ​​para refinar esta configuração, que agora está disponível como um pacote de metadados pré-configurado que pode ser baixado e instalado em qualquer sistema DHIS2, onde pode ser posteriormente configurado para atender requisitos locais.

Outras histórias

As agências financiadoras e os parceiros de implementação apoiam o governo de Moçambique a fortalecer a logística de saúde do Read more
Durante a pandemia da COVID-19, a Saudigitus forneceu suporte de implementação, desenvolvimento de aplicativos e treinamento para os outros quatro Read more
Com a ajuda de especialistas do DHIS2, a Guiné-Bissau usou o software principal do DHIS2 e aplicativos personalizados para simplificar Read more