DHIS2 lançou um pacote de dados digitais para acelerar a detecção de casos, relatórios de situações, vigilância activa e resposta para o COVID-19. O pacote é inspirado no projecto pioneiro do DHIS2 Tracker do Ministério da Saúde do Sri Lanka para detecção de casos COVID-19 e baseia-se em anos de colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para desenvolver padrões de sistema de informação para vigilância de doenças baseadas em casos. O pacote de dados digitais COVID-19 inclui padrão de metadados alinhados às orientações técnicas da OMS sobre vigilância e definições de casos e orientações de implementação e vigilância de COVID-19, de modo a permitir uma rápida implantação nos países.


Actualmente, o DHIS2 está sendo usado para a vigilância COVID-19 em países ao redor do mundo. Explore o mapa abaixo para ver onde os pacotes DHIS2 COVID-19 estão sendo testados e implantados.

Para quê podem ser usados os pacotes de dados digitais de vigilância DHIS2 COVID-19?


Os pacotes suportam fluxos de trabalho de vigilância e análises automatizadas para os principais componentes da vigilância activa e de rotina:


COVID-19 Vigilância baseada em casos [Tracker]: Registra e rastreia casos suspeitos; captura sintomas, dados demográficos, factores de risco e exposições; criar solicitações de laboratório; vincular os casos confirmados com contactos; e monitora os resultados dos pacientes. Este pacote pode ser instalado como um pacote COVID-19 ,independente ou pode ser integrado ao Tracker integrado de vigilância e resposta a doenças existente em um país;

Programa de registo e acompanhamento de contactos [Tracker]: Fortalece a detecção activa de casos por meio de actividades de rastreio de contactos, como identificação e acompanhamento de contactos de um caso COVID-19 suspeito ou confirmado;

Programa de rastreio e acompanhamento nos Pontos de Entrada [Tracker]: Regista viajantes que visitaram locais de alto risco em pontos de entrada para monitoramento e acompanhamento de 14 dias;

Programa de eventos de vigilância COVID-19 [Eventos]: Uma lista de linhas simplificadas que captura um subconjunto de pontos de dados críticos mínimos para facilitar a análise e respostas rápidas, particularmente útil quando cargas de trabalho ou carga de relatórios excedem a capacidade do Tracker de vigilância baseado em casos;

Vigilância Agregada COVID-19 [Agregado]: Um conjunto de dados de relatórios agregados que captura pontos de dados mínimos necessários para relatórios diários ou semanais.

Todos os pacotes de dados digitais são optimizados para a coleta de dados do Android com aplicativo DHIS2 Capture, que é gratuito para download na loja Google Play.
Trabalha em um país que está interessado em instalar o DHIS2 COVID-19 Tracker? Entre em contato conosco em covid@dhis2.org.

Teste a demonstração do pacote de vigilância DHIS2 COVID-19

Explore o pacote de vigilância DHIS2 COVID-19 Tracker por conta própria, usando a nossa base de dados de demonstração On-line (é necessário fazer login): Demonstração interativa de vigilância DHIS2 COVID-19.

Teste a demonstração do pacote de vigilância DHIS2 COVID-19

Você também pode testar a demonstração no seu dispositivo Android usando o aplicativo DHIS2 Capture, seguindo as instruções abaixo: